Portal

A consolidação da infraestrutura de dados continua à medida que Fivetran e dbt Labs se fundem

O fornecedor de infraestrutura de dados Fivetran assinou um acordo definitivo esta semana para se fundir em um acordo de ações com a dbt Labs. É a terceira fusão ou aquisição da Fivetran nos últimos cinco meses.

A empresa combinada pretende fornecer uma infraestrutura de dados aberta – unificando a movimentação, transformação, metadados e ativação de dados – preservando ao mesmo tempo a liberdade de escolha para computação analítica e IA, de acordo com o anúncio.

A visão da empresa para uma infraestrutura de dados aberta reduzirá a complexidade da engenharia, automatizando o gerenciamento de dados de ponta a ponta e trabalhando em qualquer mecanismo de computação, catálogo, ferramenta de BI ou modelo de IA.

A camada de dados está se tornando cada vez mais crucial para empresas que pretendem oferecer experiências personalizadas ou implantar agentes de IA. Os dados precisam ser precisos e prontamente disponíveis para ajudar a garantir que os agentes não se desviem do caminho pretendido e que as experiências não fiquem aquém.

As aquisições anteriores da Fivetran em 2025 incluem Census, que adquiriu em maio, e Tobiko Data, a empresa por trás do SQLMesh e SQLGlot, que comprou em setembro.

Aprofunde-se: antes de dimensionar a IA, corrija as bases dos seus dados

Entre as coisas que Census, SQLMesh, SQL Glot e dbt Core têm em comum está sua natureza de código aberto.

Num comunicado anunciando a fusão, a Fivetran reafirmou o seu compromisso com uma infraestrutura de dados aberta.

“Como parte desta transação, a empresa está comprometida em manter o dbt Core aberto sob sua licença atual e mantê-lo com e para a comunidade, garantindo que seu desenvolvimento permaneça vibrante”, disse o comunicado.

O CEO e cofundador da dbt Labs, Tristan Handy, ecoou esse sentimento em uma postagem no blog anunciando a fusão.

“Eu sei que pelo menos alguns de vocês que estão lendo isso ficarão preocupados com o fato de o foco histórico da Fivetran na construção de software proprietário poder entrar no espírito do dbt, mas prevemos exatamente o oposto”, escreveu Handy.

Neste ponto, nem todos estão convencidos. Não apenas as opções de código aberto estão sendo adquiridas, mas a consolidação também está levando a menos opções e diminuindo o ecossistema de engenharia analítica.

O CEO da Fivetran, George Fraser, atuará como CEO da empresa unificada, e Handy atuará como cofundador e presidente. A finalização da fusão continua sujeita às condições habituais de conclusão, incluindo aprovações regulamentares. Até então, Fivetran e dbt Labs continuarão a operar como empresas separadas e independentes.

Abasteça-se com insights de marketing gratuitos.

MarTech é propriedade da Semrush. Continuamos comprometidos em fornecer cobertura de alta qualidade de tópicos de marketing. Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página foi escrito por um funcionário ou contratado remunerado da Semrush Inc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 4 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.